quarta-feira, 6 de maio de 2009

Você consegue localizar a sua posição no espaço geográfico em questão?

segunda-feira, 4 de maio de 2009

GRIPE SUÍNA

O que é a gripe suína?
É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.
A gripe tem cura?
Tem tratamento.
Como é transmitido o vírus?
Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.
Quais são os sintomas?
Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.
Infecção de gripe suína é comum em humanos?
No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.
Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?
Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.
Como devo agir se estiver com os sintomas?
Não houve detecção da nova gripe no Brasil até o momento. Portanto, quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br
E quem chegou de viagem?
Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde houve casos, como o México, e apresenta sintomas. pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.
Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?
A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias. A maioria dos mortos da gripe suína tinha entre 25 e 45 anos.
Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.
Existe vacina contra esta doença?
As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos--tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.
A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?
Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.
Existe algum remédio eficaz contra a doença?
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.
Por que a OMS está em estado de alerta?
Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados. A gripe suína representa o maior risco de uma pandemia em larga escala desde que a gripe aviária que ressurgiu em 2003.
Trata-se de um novo tipo de gripe suína?
Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.
Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?
Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.

domingo, 3 de maio de 2009

IMPACTOS AMBIENTAIS NAS PRAIAS URBANAS DE ARACAJU

Em toda sua extensão, o conjunto de praias da cidade de Aracaju apresenta danos ambientais causados pela ação antrópica, sendo que a maioria está associado à expansão urbana. Entretanto, as atividades turísticas (lazer), também exercem uma certa influência na degradação ambiental.
Devido à fragilidade do ambiente praial, bem como suas várias formas de utilização, as atividades acima citadas destacam-se, como pode ser visto em Souza (2005, p. 130) “as praias são ambientes dinâmicos e sensíveis, que expressam múltiplas funções, entre elas, proteção costeira para os ecossistemas adjacentes, e as atividades urbanas, recreação, turismo”. Dessa forma, a análise ambiental leva em consideração a interação entre os aspectos naturais e socioeconômicos.
As principais atividades socioeconômicas detectadas na área pesquisada são: concentração de bares e restaurantes, condomínios fechados, loteamentos, e atividade industrial representada pela unidade de processamento de gás da Petrobrás. Nota-se a presença de línguas d’água e línguas negras relacionadas a macrodrenagem e esgoto sanitário, respectivamente.
A infra-estrutura de saneamento básico na área de estudo mostra-se deficitária, devido à ausência de (tratamento) esgoto dos bares e restaurantes, bem como os efluentes domésticos, gerando as línguas negras que comprometem a qualidade do lençol freático, além de prejudicar as atividades de lazer.
Em Aracaju a concentração populacional constata-se uma alta incidência de domicílios de veraneio. Como resultado da pressão antrópica na área, observa-se a presença pontual de acúmulo de resíduos sólidos junto às áreas de bares e restaurantes, além de alguns condomínios e linearmente, ao longo das praias, trazidos pelas marés, resultantes do lançamento de lixo nos corpos hídricos do município como um todo.
O trecho mais crítico de toda a área estudada ocorre na praia do Mosqueiro onde o processo erosivo apresenta uma extensão em torno de 800m, provavelmente causada pelo balanço sedimentar negativo. Como afirma Souza (et al, 2005, p. 137) “a erosão costeira é um processo natural decorrente do balanço sedimentar negativo. Entretanto, quando ela se torna severa e perdura por um longo período ao longo de toda a praia ou em trechos dela, ameaçando áreas de interesse socioeconômico e ecológico, deve merecer a atenção de cientistas e autoridades, pois a costa está em perigo de risco”. Dessa forma, é possível que a inobservância de estudos geológicos e geomorfológicos teria amenizado ou até previsto tal fenômeno. Nota-se no trecho a falha humana ao construir uma rodovia sobre um solo arenoso inconsolidado.
Cabe ressaltar que as atividades econômicas desenvolvidas na área estão inseridas em um contexto global, como afirma Souza (et al, 2005, p. 130). As características dos ambientes litorâneos combinados às múltiplas funções das praias, fazem com que as mesmas desempenhem um importante papel na economia dos países costeiros. Baseando-se nessa informação pode-se afirmar que o ideal seria atingir um uso sustentável do ambiente praial.
Nesse sentido, Gerasimov (1980 apud Ross, 2003, p. 15) afirma que, “um dos primeiros problemas a se levantar, trabalhando a questão ambiental, sem fugir do enfoque paisagem, é o da contradição que emerge entre utilizar os recursos naturais ou proteger a natureza”.


Não existe lugar no mundo que se compare a ti, querida Aracaju. Por ti sou apaxonado, de ti ganho o meu sustento, em ti resolvi viver, a ti darei meus últimos dias e por seu povo viverei para que de ti, ele nunca se esqueça.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cuidado com o que você não joga no lixo!